quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Boletim Informativo Nº 1

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1 ABRIL/2010



INTRODUÇÃO
Quando fundamos o Lizard Canário Clube de PORTUGAL tivemos como objectivo de criar um espaço de divulgação e promoção, onde os criadores e admiradores do canário Lizard se pudessem juntar, expor as suas aves e trocar impressões.
Ao fim de quase três anos de existência, tornou-se claro que foi uma aposta ganha. Não só pela aceitação junto do público criador de canários, mas sobretudo por aqueles que ao conhecerem melhor esta raça, se tornaram verdadeiros fãs.
O sucesso deste Clube também se deve à vitalidade e dinâmica imprimida pelos elementos da sua Direcção, que já levaram a cabo duas Exposições, e vários colóquios junto de criadores, mesmo para lá das fronteiras portuguesas.
Assim, e como prova dessa vitalidade é este Boletim Informativo, que se pretende periódico, e que tem como principal objectivo a divulgação do LCCP, do Canário Lizard, o esclarecimento de dúvidas e lançar o debate de ideias.
A Direcção do LCCP


Sumário
1 – Como julgar o Lizard.
2 – Tratamento para as salmonelas e colibacilos
3 – Alimentação e ambiente.
4 – 3ª Mostra Show 2010.
Os textos são da autoria de Carlos Lima, Presidente do LCCP e Luis Filipe Vilas Boas

1 – “JULGAR O LIZARD”
A organização de qualquer exposição seja de âmbito regional, nacional ou internacional, deve ter em consideração, dentro das possibilidades, colocar as gaiolas num lugar bem iluminado, pois este factor de luminosidade torna o Lizard belo e atraente, realçando a beleza da sua plumagem, os seus desenhos dorsal e peitoral e a cor de fundo.
Por isso aconselhamos os juízes classificadores a ter em conta estas normas, e dentro do possível procederem os julgamentos em horas de luz natural. O Lizard em locais de pouca luz, não evidencia as qualidades extraordinárias do seu fenótipo, pois entendo que esta é uma ave que podemos classificar de uma obra de arte.
Uma primeira escolha deve ser feita em termos de confronto “à inglesa” (esquema comparativo entre as aves) procurando uma ordem nas principais rubricas, que são:
a)    Desenho Dorsal
b)    Plumagem
c)    Desenho Peitoral
d)    Cor de fundo
e posteriormente nas rubricas de menores pontuações.

NOTAS IMPORTANTES:
O Lizard deve ter uma postura calma na gaiola, os lipocromos (cor de fundo) devem ter uma cor brilhante e distribuído uniformemente pelo corpo.
As remiges e rectizes devem ser tanto quanto possível negras e não acastanhadas como muitos dos Lizards que se vêm em Portugal, quer por


questões genéticas, quer pela presença de longos períodos ao sol. O bico e as patas devem ser igualmente o mais negro possivel.

GAIOLA DE EXPOSIÇÃO
O modelo oficial para o Lizard é a gaiola de cor, no entanto pode-se utilizar a gaiola idêntica à do Gloster, sempre fechada e se possível com uma cor interior em tonalidade celeste, pois realça e põe em evidencia a qualidade do seu desenho.



2 – “MORTALIDADE NO NINHO”
TRATAMENTO DA SALMONELOSE E COLIBACILOSE
Existem no mercado diversos medicamentos para estas enfermidades, no entanto penso que o mais eficaz, pela minha experiencia ao longo dos anos, é sem margem de dúvida, o Ciproxim, antibiótico de ampla eficácia contra o agente patogénico (E. Coli).
COMO DAR E PREVENIR:
a)    Apresentação do produto: comprimidos de 250g (para consumo humano).
b)    Dosagem: ½ comprimido para ½ litro de água, durante 10 dias.
NOTA: O comprimido deve ser bem triturado (reduzido a pó) e posteriormente dissolvido na água. Do líquido obtido dessa mistura, dar uma gota a cada jovem canário pelo menos 3 a 4 vezes por dia.


3 – “ALIMENTAÇÃO E AMBIENTE”
ALIMENTAÇÃO:
A alimentação deve ser muito rica e variada, pois a carência de vitaminas e aminoácidos provocam a diminuição do tamanho, prejudica a forma e a plumagem.
As proteínas desempenham uma função importante nas criações. A metionina contém um zolfo que contribui para o brilho da plumagem, tornando-a sedosa.
Todos nós sabemos que a mistura de sementes adquiridas nas lojas comerciais é insuficiente, porque na sua maioria não proporcionam uma alimentação equilibrada. As sementes frescas, o germinado, a fruta e a proteína animal, juntamente com uma papa de qualidade que contenha um volume de proteínas nunca inferior a 16-18%, são elementos indispensáveis para obtermos aves de boas características fenótipicas.

AMBIENTE:
Uma boa higiene e alojamentos espaçosos, são dois factores que agregados tornam-se importantes para o bom desenvolvimento das nossas aves (em forma e tamanho). A minha experiência demonstra que a criação em espaços grandes (voadeiras), as aves tornam-se mais robustas, e com um melhor desenvolvimento do seu esqueleto em relação às aves criadas em gaiolas pequenas, independentemente do tipo de alimentação. Uma ave criada num espaço maior, faz uma muda mais rápida, além da sua plumagem ser mais brilhante e sedosa. Devemos proporcionar um banho diário, se possível em água corrente.
Outro pormenor importante, é o estímulo que as aves podem adquirir do exterior e que a podem influenciar. Por exemplo as baixas temperaturas produzem nos canários um efeito de um aumento substancial do seu peso, em virtude de estes procurarem constantemente alimentos.


4 – “3ª EXPO SHOW LIZARD 2010”
O Lizard Canário Clube de Portugal vai levar a cabo a sua 3ª Exposição, em colaboração com o Clube de Ornitologia Almadense, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, com o seguinte programa:
07/11/2010 – Entrega das aves.
08 e 09/11/2010   – Julgamentos.
12 a 14/11/2010   – Abertura ao público
As classes a concurso são as mesmas dos anos anteriores e podem ser consultadas nos sítios da internet www.canarilalmada.com e www.avespt.com .
Podem concorrer todos os criadores, sócios ou não de LCCP, nacionais ou estrangeiros.
Como é hábito para efectuar o julgamento o LCCP vai convidar um Juiz OMJ estrangeiro.



E é este o nosso primeiro Boletim Informativo. Agradecemos desde já a todos que pretendam participar no futuro, ou apenas relatar as suas experiências ou ainda dar apenas a sua opinião e ideias, o façam para os contactos de Carlos Lima (TM: 936 594 576 Email: lima.mosaico@gmail.com), Luis Filipe Vilas Boas (TM: 966 922 422 Email: luisfilipevilasboas@gmail.com) ou ainda através do fórum do sítio da Internet www.canarilalmada.com
A direcção LCCP

Sem comentários:

Enviar um comentário