sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Boletim Informativo Nº 5

 LIZARD CANÁRIO CLUBE DE PORTUGAL
BOLETIM INFORMATIVO Nº 5 - Setembro/2010

INTRODUÇÃO

O LCCP orgulha-se de ter sido um dos primeiros Clubes temáticos do canário Lizard a apresentar o aumento do tamanho do Lizard como uma evolução natural da raça. Esta alteração foi agora aprovada pela Lizard Canary Association of Great Britain como se descreve neste número.
Neste Boletim Informativo damos inicio a duas novas rubricas que se pretendem ser de utilidade para os criadores:
A primeira tem a haver com a preparação dos nossos canários para o ciclo reprodutivo. Pretendemos trazer aqui vários métodos de preparação usados por vários criadores.
A segunda é uma rubrica tem o nome de “Sabia que…” e contém pequenas informações ou curiosidades acerca das aves e sua criação, mas que são  importantes para a nossa cultura ornitológica.


Sumário

1 – O tamanho do Lizard
2 – O Lizard e as suas novas mutações
3 – 3ª Expo Show do LCCP
4 – Método de preparar os reprodutores para a criação
5 – Sabia que …
Os textos são da autoria de:
Carlos Lima - Presidente do LCCP, Juiz de Canários de Porte CNJ/OMJ e Juiz de Canários de Cor CNJ
Luis Filipe Vilas Boas - Juiz de Canários de Porte CTJ/OMJ 
Luis Morais - Tradução para Espanhol.


  1 - O TAMANHO DO LIZARD
O LCCP apresentou na altura do Campeonato do Mundo realizado em Itália (Piacensa) 2009, um trabalho para discussão no seio dos Clubes Europeus do canário Lizard, denominado “O Lizard Moderno”.
Dois dos temas eram o Lizard Azul e o seu enquadramento como uma classe própria em pé de igualdade com os Dourados e Prateados.
O outro tema versava o tamanho, que passamos a descrever: ”Pensamos que o seu tamanho deve passar para os 13,5 cm ou seja, idêntico ao canário de cor, tornando-o mais harmonioso e elegante beneficiando o seu desenho dorsal (Spangles) e o peitoral (Rowings) realçando também a sua cor de fundo.
Foi com enorme satisfação e orgulho que o LCCP sendo um clube temático com apenas 3 anos, tenha alcançado prestígio e reconhecimento além fronteiras pelo trabalho desenvolvido.
Mais uma reivindicação conseguida e finalmente a Inglaterra, país de origem do nosso Lizard, aceitasse esta sugestão. Assim o Lizard passa a ter 13,5 cm tamanho o que o torna mais belo e imponente beneficiando a sua forma, evidenciando o seu corpo bem arredondado e não esguio, sendo o seu peito cheio e ligeiramente curvado partindo do bico até ao baixo-ventre.
A forma por nós entendida passa por melhorar a beleza do Lizard tradicional que era um canário comprido e estreito devendo agora apresentar uma cabeça larga e redonda como a do canário de cor, bico curto e cónico na base, olhos brilhantes e bem centrados sendo o dorso largo e bem proporcionado, peito saliente mas harmonioso e as asas bem aderentes e fechadas sem se cruzarem nas extremidades na base da cauda.

Esta alteração foi comunicada aos clubes temáticos pelo LIZARD CANARY ASSOCIATION OF GREAT BRITAIN OFFICIAL SHOW STANDARD e posteriormente publicada na revista Italiana ALCEDO.
No entanto e para as nossas Exposições, o tamanho do canário Lizard mantém-se nos actuais 12,5cm. Esta alteração só entrará em vigor quando os representantes britânicos apresentarem a proposta de alteração em reunião de experts da C.O.M. e esta ser aprovada.

2 - O LIZARD E AS SUAS NOVAS MUTAÇÕES
Alegam os britânicos (detentores da raça Lizard), e com alguma razão que as mutações de cor no canário Lizard são uma degeneração do verdadeiro canário Lagarto. Isto porque o Lizard é um canário oxidado sendo uma das suas características o bico e a patas negras, o que acontece com as suas actuais variedades (Dourado, Prateado e Azul).
Lizard Ágata – Possui um desenho dorsal perfeito e belo, no entanto o bico e as patas mantém as características dos ágatas clássicos e são claros.
Lizars Castanho – Com fundo branco ou amarelo. A cor negra do desenho dorsal (Spangles) é substituída pelo pigmento castanho. O desenho dorsal é perfeito e muito belo. Bico e patas de cor clara.
Lizard Isabel – Com fundo branco e amarelo. O desenho dorsal é mais diluído, ligeiramente visível. Bico e patas de cor clara.
Lizard Negro (Bronze) – Irá ser o mais espectacular pois apresenta um contraste de um pigmento negro do desenho dorsal sobre a cor de fundo vermelha. Bico e patas são totalmente negros cuja fixação será de origem genética, isto é, sem necessitar de uma alimentação específica bem como a exposição aos raios solares. Pensamos que esta variedade é o caminho mais certo para obtenção do canário Lizard completamente oxidado, não pondo assim em causa as características raciais.
Lizard Satiné ou Pérola – Pela combinação de dois factores castanhos positivos (um dos quais é Satiné), é produzido um canário de olhos vermelhos, apresentando pintas castanhas ou traços onde a eumelanina preta aparece. Apresenta o desenho do Lizard e o factor de olhos vermelhos do satiné. No peito (Rowings) a marcação típica do Lizard produzindo um efeito excepcional, devido à Feomelanina muito acentuada, aparecendo esta característica apenas após a 1º muda. Como o Lizard normal, após a 2º muda a qualidade da plumagem diminui e aparecem os defeitos característicos da raça, como conseguir então esta variedade? Sendo o canário Lizard recessivo, a transmissão da hereditariedade é idêntica à do e branco recessivo, Opala, Feo, Ónix e Cobalto devemos iniciar com os seguintes acasalamentos:

1º ANO
1 - Macho Satiné x Fêmea Lizard
      Machos verdes / Satiné castanho / Lizard
      Fêmeas Satiné castanho / Lizard
Nota: Os primeiros dois factores estão situados em genes separados no cromossoma sexual (ligado ao sexo), ao passo que, o factor Lizard está num gene recessivo de um dos cromossomas autossómicos. Este cruzamento deveria ser levado a efeito pelo criador com dois casais. Assim os jovens machos de um casal poderiam ser cruzados com as jovens fêmeas do outro casal.

2 – Macho Lizard x Fêmea Satiné Castanha
      Machos Verdes / Satiné Castanho / Lizard
      Fêmeas Verdes / Satiné Castanha / Lizard

2º ANO
Macho Verde/Castanho Satiné/Lizard x Fêmea Satiné Castanho/Lizard
      Machos: Verde / Castanho / Satiné
                         Verde / Castanho / Satiné / Lizard
                         Verde Satiné / Castanho
                         Verde Satiné / Castanho / Lizard
                         Verde Lizard / Castanho Satiné
                         Verde satiné Lizard / Castanho
                         Castanho / Satiné
                         Castanho / Satiné / Lizard
                         Castanho Satiné
                         Castanho Satiné / Lizard
                         Castanho Lizard / Satiné
                         Castanho Satiné / Lizard ou Pérola


      Fêmeas: Verde
                         Verde / Lizard
                         Verde Lizard
                         Verde Satiné
                         Verde Satiné / Lizard
                         Verde Satiné Lizard
                         Castanha
                         Castanha / Lizard
                         Castanha Satiné
                         Castanha Satiné / Lizard
                         Castanha Lizard
                         Castanha Satiné Lizard ou Pérola
Com estes resultados e através da aplicação da genética podemos verificar o resultado de 1 a 12 jovens canários machos (o nº 12) e 1 a 12 de jovens fêmeas igualmente a nº 12 são hipotéticos canários Pérolas ou Satiné Castanho Lizard, que tantos procuramos.

3º ANO
1º – Macho Pérola x Fêmea Pérola
         100% de Jovens pérolas
2º – Macho pérola x Fêmea Lizard Castanho
         Machos Lizard / Satiné
         Fêmeas Pérolas
3º - Macho Lizard Castanho/Satiné x Fêmea Pérola
         Machos Lizard Castanho / Satiné / Pérola
         Fêmeas Lizard Castanho / Pérolas
4º - Macho Lizard Castanho/Satiné x Fêmea Lizard Castanho
         Machos Lizard Castanho
         Machos Lizard Castanho / Satiné
         Fêmeas Lizard Castanho
         Fêmeas Lizard Pérolas

Estes cruzamentos agora descritos foram pensados e realizados nos anos 90 por diversos criadores europeus e por mim próprio. Este projecto foi abandonado pelas razões já referidas: Desenho dorsal, remiges e rectizes devem ser o mais negro possível e não castanho devido à introdução da feomelinana. Bico, patas e unhas deixam de ser negras, devido ao factor genético do Satiné Castanho ser um factor de diluição. Assim e pelas alterações introduzidas, a raça sofre uma modificação numa das suas principais características (a oxidação).


3 - 3ª EXPO SHOW DO LIZARD CANARIO CLUBE DE PORTUGAL
O LCCP vai levar a cabo a sua Exposição anual denominada 3º Expo Show do Lizard Clube. Este evento, como é hábito, estará integrado na Exposição do Clube de Ornitologia Almadense e decorrerá paralelamente. A Exposição terá lugar no Pavilhão do Clube Recreativo do Feijó e as aves serão classificada s pelo Juiz Internacional Italiano Juliano Passignani.
Assim informamos a todos os interessados (sejam sócios ou não) que queiram participar neste evento, o Programa e as Classes a concurso.
PRGRAMA:
07/11/2010 – Entrega das aves das 09H00 às 19H00.
08/11/2010 – Julgamentos.
09/11/2010 – Julgamentos.
12/11/2010 – Inauguração às 18H00.
12/11/2010 – Abertura ao Público às 18H30. Encerramento às 22H00.
13/11/2010 – Abertura ao Público às 10H00. Encerramento às 22H00.
14/11/2010 – Abertura ao Público às 10H00. Encerramento às 17H30.
14/11/2010 – Entrega das aves aos criadores a partir das 18H00.

CLASSES:
1A Individual Dourado Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
1B Equipa Dourado Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
2A Individual Dourado Coroa Imperfeita
2B Equipa Dourado Coroa Imperfeita
3A Individual Dourado Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa
3B Equipa Dourado Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa
4A Individual Prateado Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
4B Equipa Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
5A Individual Prateado Coroa Imperfeita
5B Equipa Prateado Coroa Imperfeita
6A Individual Prateado Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa
6B Equipa Prateado Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa
7A Individual Azul Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
7B Equipa Azul Coroa Perfeita ou Quasi Perfeita
8A Individual Azul Coroa Imperfeita
8B Equipa Azul Coroa Imperfeita
9A Individual Azul Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa
9B Equipa Azul Sem Coroa ou Quasi Sem Coroa

Prémios Especiais
Melhor Lizard Dourado
Melhor Lizard Prateado
Melhor Lizard Azul
Melhor Lizard a Concurso –Best Show

A todos os interessados em participar ou para qualquer tipo de esclarecimento, devem entrar em contacto com Carlos Lima, Telemóvel : + 351 936 594 576 ou + 351 210 879 030 ou ainda através do e-mail: lima.mosaico@gmail.com


4 - MÉTODO DE PREPARAR OS REPORODUTORES PARA A CRIAÇÃO
DE JOSÉ GONÇALVES – LEIRIA
Como é sabido, antes das criações devem-se preparar os reprodutores para que estes estejam em perfeitas condições de saúde. O grande objectivo é o de evitar o uso de medicamentos durante esta fase, não prejudicando assim o desempenho dos pais e para as crias nascerem com a máxima força possível. Normalmente uma boa preparação é o primeiro passo para um ano de sucesso nas criações.
Cada laboratório apresenta o seu método utilizando em exclusivo os seus produtos, sendo de uma forma geral, semelhantes. É importante que os criadores tenham consciência de que não há nenhum método perfeito e que este varia de criador para criador (porque as condições das instalações são diferentes entre elas, assim como as aves a preparar), sendo o papel do criador saber qual o que melhor se pode ajustar às suas aves nas suas instalações.
 Assim iremos divulgar ao longo dos próximos Boletins Informativos vários métodos usados por alguns criadores, utilizando produtos provenientes de laboratórios diferentes. Hoje iremos descrever o método usado pelo José Gonçalves da cidade de Leiria (Campeão Nacional de Canários Vermelho Mosaico).

1º Dia – Desparasitar com CC Vermes 10 ml ou duas colheres de chá por cada litro de água.
                   Repetir de 2 em 2 meses.
2º e 3º Dia  -  Vitaminas e aminoácidos PRO-HEPATIC. 1 a 3 ml por cada litro de água.
4º e 5º Dia – Probióticos BIO SAC. 1 colher de chá por cada litro de água.
Do 6º ao 11º Dia – Antibiótico para combater as salmonelas e coccidioses. SULFAPRIM 2,5g a 3g por cada litro de água.
12º Dia – Multivitaminas.
Do 15º ao 18º Dia - Probióticos BIO SAC. 1 colher de chá por cada litro de água.
Do ao 21º Dia - Vitaminas e aminoácidos PRIO-HEPATIC. 1 a 3 ml por cada litro de água.19º


5 - SABIA QUE …
§  … a TURFA NEGRA é utilizada na ornitologia com a finalidade de melhorar a oxidação das aves (Negros e Lizard). Também favorece a digestão e tem uma influência favorável na flora intestinal e estomacal. Estimula nas aves o instinto debicar, aliviando situações de stress.
Este produto provém de autênticos turfeiros e contam exclusivamente com ingredientes naturais (rico em minerais e oligoelementos). Deve ser colocado à disposição das aves para uso livre.
Em Portugal a trufa negra é comercializada com o nome de TERRA MIX (Versele-Laga)

§  … os SPANGLES (desenho dorsal do Lizard) são penalizados quando:
§    As escamas não estão alinhadas
§    Não são visíveis ou inexistentes
§    As escamas estão acastanhadas
§    Quando as escamas não são nítidas
§    Quando as escamas não têm forma de meia-lua
§    Quando apresentam despigmentação

§  … que as PENAS das aves tal como as unhas ou garras, os pelos ou os chifres dos mamíferos e as escamas dos peixes ou dos repteis, são constituídas em 90% por ß-queratina.

§  … o VINAGRE DE MAÇÃ é um produto de eleição para manter os canários em forma, e livres de problemas intestinais e micoses. 10ml por litro de água duas vezes por semana durante todo o ano.

§  … O TANTUM VERDE é um excelente produto usado pelos criadores belgas e holandeses na lavagem das aves para as Exposições. 3 colheres de sopa para ½ litro de água morna.

§  … a MICOPLASMOSI pode tratar das seguintes formas:
§ Tilosina a 20% - 200mg de produto misturado em 1 litro de água.
§ Ossitetraciclina – 2g por cada litro de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário