sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Boletim Informativo Nº 3

LIZARD CANÁRIO CLUBE DE PORTUGAL
BOLETIM INFORMATIVO Nº 3 - Julho/2010



INTRODUÇÃO

Com este terceiro Boletim Informativo do LCCP, temos que continuar a agradecer a todos aqueles que nos têm incentivado e que nos têm mostrado interesse na sua divulgação.
Para além do fórum do site www.canarilalmada.com, que nos apoiou desde o início, o Boletim Informativo também poderá ser visualizado no fórum do site brasileiro http://nacaodoscanarios.forumeiros.com, que nos tem apoiado igualmente. A ambos o nosso muito obrigado e vamos tentar ter todos meses um Boletim para vocês.


Sumário

1 – Sementes germinadas. (Como germinar)
2 – O Lizard moderno.
3 – Polenta. (Uma papa caseira)



Os textos são da autoria de Carlos Lima - Presidente do LCCP e Juiz CNJ/OMJ, Luis Filipe Vilas Boas - Juiz CTJ/OMJ e Luis Morais -Tradução para Espanhol.

1 – SEMENTES GERMINADAS
(Como germinar)

Actualmente uma grande parte dos criadores utiliza as sementes germinadas como elemento importante da alimentação durante o período da criação, devido às suas qualidades alimentícias, pelo gosto das aves, e também pela facilidade em misturar quer com papas quer com outros suplementos alimentares. No entanto há necessidade de ter cuidados na sua preparação, pois facilmente pode originar a formação de fungos e estes serem ingeridos pelas aves e consequentemente pelas suas crias. Aqui fica portanto uma forma de germinar sementes.
Existem duas fases distintas na sua preparação, a saber:
1.       Fase aquosa (dura cerca de 6 horas)
2.       Fase húmida (dura cerca de 18 horas)
(A duração pode variar consoante as condições de temperatura, luminosidade, da humidade ambiente e da qualidade das sementes)

Produtos utilizados para desinfectar as sementes
a)      Steramina
b)      Amuchina
Nota: Por cada 3 litros de água adicionar 5ml de produto – Steramina – durante 1 hora.
  
1ª Fase:
Passada esta hora com Steramina, juntar as sementes depois de bem lavadas nesta água. No meu caso pessoal uso apenas o nabo (pequeno e vermelho) feijão mungo (Soja verde) e semilha. Adicionar ainda 5ml de Amuchina por litro e deixar as sementes de molho durante 5 horas.
2ª Fase:
·         Após este período a água deve estar límpida, resultado do processo correcto de desinfecção das sementes.
·         Colocar as sementes um escorredor ou num outro recipiente que permita a saída da água
·         Então as sementes devem ser escorridas e passadas com jactos de água quente, para retirar todas as impurezas.
·         Depois de bem lavadas, as sementes devem continuar num escorredor e este colocado num recipiente de forma a permitir que a água escorra. Tapam-se então as sementes.
·         Devem ser efectuadas várias lavagens periódicas de forma que as sementes não fiquem totalmente secas, permitindo sempre que a água vá escorrendo.
·         Após cerca de 18 horas deve ser retirada a humidade em excesso (c/ papel rolo de cozinha por exemplo) e as sementes estão prontas a ser servidas às nossas aves.
Nota: As sementes devem germinar num local bem iluminado nas sem sol directo. O período de germinação varia para cada tipo de semente.

2 - O LIZARD MODERNO
Estão em discussão em todas as exposições por parte dos criadores desta raça quatro temas pertinentes a saber:

1 - A Forma
2 - O Tamanho
3 - Cor de Fundo
4 - Coloração




A Forma
Quanto a nós entendemos que o melhoramento da beleza do Lizard passa por alterar a sua forma tradicional como sendo um canário comprido e estreito, mas pelo contrário deve apresentar uma cabeça redonda e larga como a do canário de cor, bico curto e cónico na base, olhos brilhantes e bem centrados.
O dorso: largo e bem proporcionado apresentando o peito saliente mas harmonioso, as asas bem aderentes e fechadas sem se cruzarem nas extremidades na base da cauda.
Um bom Lizard deve possuir uma boa forma mostrando o corpo bem arredondado e não esguio, o seu peito deve ser cheio e ligeiramente curvado partindo do bico até ao baixo-ventre

O Tamanho
Pensamos que se o tamanho actual passar para os 13,5 cm, ou seja idêntico ao canário de cor torna-o mais harmonioso e elegante beneficiando o seu desenho dorsal (spangles) e o peitoral (rowings) realçando também a cor de fundo.
Cor de Fundo
Sendo o Lizard um canário negro (verde) formado pela eumelanima (desenho do dorso e peitoral) e nas respectivas penas de cobertura e cauda, pois estas devem apresentar-se o mais negras possíveis.
Quanto à feomelanima (penas castanhas) estas não fazem parte da cor de fundo.
O lipocromo deve ser distribuído uniformemente pelo corpo, de cor amarela, brilhante nos Lizards que não são coloridos artificialmente (colorante vermelho).
Se a diferença entre um Lizard dourado (intenso) e um prateado (nevado) é devido à estrutura da plumagem, como tal é certo e evidente que a cor de fundo amarela ou vermelha deve estender-se até ao ápice da pena nos intensos o que não acontece com os nevados.
Desta forma é natural a diferença na qualidade da plumagem do peito e dorso comum em ambas as variedades. A cor amarela deve aparecer no meio das marcações prolongando-se até à cloaca.

A Coloração
A coloração artificial (vermelha) praticada há longos anos no pais de origem (Inglaterra) e reconhecida posteriormente pela COM não é compreensível que se procure sistematicamente colocar entraves a uma disposição oficial do organismo que rege a ornitologia mundial. Assim, somos apologistas que os clubes temáticos e as exposições realizadas fora destes clubes, devem criar a respectiva classe para que os criadores desta raça possam fazer uma opção em praticar este método de coloração ou não.


O Lizard Azul
Entendemos que uma vez que reconhecido oficialmente pela COM há vários anos como raça, não se justifica por parte dos clubes temáticos a sua exclusão.
Esta variedade deverá ter um tratamento idêntico ao Lizard Dourado e Prateado nas nossas exposições, criando-se para o efeito uma classe própria, pois só assim será uma medida justa e equilibrada para aqueles criadores que dedicam o seu tempo no aperfeiçoamento desta raça. O porquê desta sugestão? Só assim o melhoramento da qualidade das aves será possível como forma de colocarmos o Lizard Azul em pé de igualdade com os Dourados e Prateados.





No entanto coloca-se uma questão pertinente.
Como julgar a cor de fundo desta variedade, no sistema de fichas em vigor, uma vez que nestes canários a cor é branca existindo a inibição da presença do lipocromo. Por isso somos apologistas da criação duma ficha própria para a sua avaliação, situação que não se coloca aos clubes temáticos que utilizam o método de julgamento a confronto ou comparação.
Pensamos ser uma reivindicação sensata e de inteira justiça para uma variedade reconhecida oficialmente pela COM, e tratada de uma maneira diferente colocando-a em plano secundário em relação aos Lizards Dourados e Prateados.

3 - POLENTA
Uma Papa caseira
Antes do inicio do fabrico industrial das papas e outros complementos alimentares para aves, muitos eram os processos utilizados para dar às crias os complementos que estas necessitam. Para muitos criadores era aqui que se guardavam os grandes segredos de uma criação com sucesso, e muitas destas receitas eram guardadas como preciosidades. Hoje e recordando esses dias, aqui fica uma receita das mais populares e muito utilizada pelos criadores italianos, a Polenta.

Ingredientes:
·         100 g de farinha de milho
·         100 g de sêmola de trigo
·         ½ litro de leite
·         ¼ litro de água
·         1 ovo
·         1 colher de sopa de mel

Preparação:
1.       Ferver o leite e a água misturados.
2.       Juntar o mel e mexer bem.
3.       Colocar a farinha de milho e sêmola de trigo e deixar cozer durante 6 minutos. Mexer o necessário para não pegar ao fundo e dissolver as farinhas sem deixar grânulos.
4.       Deitar o ovo e mexer durante 1 minuto.
5.       Retirar do lume e colocar a Polenta com cerca de 3 cm de espessura, num prato.

Está pronta a ser servida às aves depois de bem seca e bem moída.

Sem comentários:

Enviar um comentário